Os Dilemas de Ser Solteira aos 30


Eu nunca me preocupei em ser solteira, pelo contrário até gostava de ser, estava sempre curtindo minha solteirice, não ligava se estava sozinha ou não, e ainda não me preocupo porque uma hora vai aparecer a pessoa certa. Mas o fato é que antes dos 30 as pessoas não se importavam tanto pelo fato de eu ser solteira, não que eu ligue para o que as pessoas dizem, mas incomoda o fato de que façam um julgamento errado sobre eu estar solteira.
Estava assistindo uma das minhas séries favoritas, que foi a inspiração para este blog, o Sex and The City, que até antes de eu completar 30 anos eu assistia só porque adorava os dilemas e o desenrolar das histórias das quatro personagens, e agora passei a me identificar com os assuntos tratados na série. E especificamente neste dia o episódio do qual eu assistia, Carrie a protagonista, abordava exatamente sobre este tema. Eu assisti o episódio e de repente percebi: Ei, esta aí sou eu!
No episódio Carrie foi convidada por um casal de amigos para ir à casa deles e uma situação embaraçosa aconteceu fazendo com que Carrie fosse banida de lá, como se ela por ser solteira fosse uma ameaça. É isso que as solteiras representam para os casais? Uma ameaça? Somos ladras de namorados/maridos alheios? Estamos tão desesperadas assim ao ponto de roubar o companheiro de amigas? É fato de que a concorrência está desleal, mas não somos uma praga.
Não estou dizendo que minhas amigas pensam assim de mim, não foi essa parte que eu percebi que se tratava de mim. Esse só foi o começo do episódio, foi a partir daí que Carrie começou a pensar sobre como era ser vista solteira aos 30, no caso dela, mais de 30 e foi a partir daí que eu me vi neste episódio e pensei em voltar a escrever neste blog.

Quando alguém me conhece e descobre que eu tenho 30 anos e sou solteira, a primeira pergunta que fazem é: "Por quê? Você é uma mulher tão bonita!". [sarcasmo mode on] Sério?! É só isso que basta para estar em um relacionamento? E por quê será que eu ainda estou solteira? [sarcasmo mode off]
Se você for analisar bem a pergunta, a pessoa está jogando a culpa por você está solteira em você!! Porque não era pra está solteira já que você é bonita, se está solteira é porque você quer estar. Há outras razões pelo fato de se estar solteira. Não estou solteira por opção, tudo bem que eu não estou procurando, desesperada, preocupada por estar solteira, mas se eu conhecesse alguém interessante disposto a ter um relacionamento, eu aceitaria. Acontece que eu não tive a mesma sorte que amigas minhas que encontraram seus amores. Pelo contrário, só tive azar, muitos azar. Sou um imã para atrair babacas, cafajestes e enrolados!

Outra coisa que sempre me dizem é: "Também, como vai arranjar namorado se não sai?", acontece que não estou desesperada para sair a caça de namorado, e com a real situação das minhas amigas todas comprometidas fica difícil eu sair pra uma balada. Minha mãe vive me dizendo para eu fazer amizades novas. Amizade hoje está tão difícil de se fazer como de arranjar namorado. Todo mundo já tem seus círculos de amizade, entrar em um e se estabelecer nele é tão difícil quanto achar um cara que queira compromisso.
E também quem disse que precisa sair pra balada pra encontrar o amor? Você pode encontrar alguém em qualquer lugar: no trânsito, na academia, na padaria, supermercado, shopping, cinema, faculdade. Não precisa necessariamente sair para uma balada ou happy hour pra achar alguém. Acho até mais difícil você achar alguém que queira algo sério em uma balada. Homem em balada, só querem uma coisa: Te beijar e cair fora o mais depressa possível para dar tempo de beijar outras mais. Até os meus 27 eu curtia isso, depois percebi que não tinha graça, nem lógica, se ao menos tivesse mantido contato com alguns dos caras que eu fiquei, hoje teria muitos amigos homens! Então comecei a pensar que não adiantava de nada beijar só por beijar e deixei de ficar. Nada de beijar cara que não conheço. Quer me beijar? Marca um encontro primeiro comigo e aí veremos.

Outra coisa que logo pensam sobre você estar solteira é: "Será que ela é lésbica?". No bom e velho popular, acham que você é sapata! Por quê gente? Sério, o que há de errado em você estar solteira ou querer estar solteira? Ser solteira ou não por opção faz você mudar a sua preferência sexual? Não! Desde quando estar solteira te torna gay? E eu acho que as lésbicas tem tanta dificuldade em arranjar um relacionamento como as héteros!

Algumas pessoas, principalmente os que estão em um relacionamento, sentem pena de nós. Sempre nos olham com aquela cara de piedade, se sentem tristes por nós, por estarmos solteiras. Mas nós não estamos tristes por estarmos solteiras, pelo menos eu não. Não preciso estar em um relacionamento para ser feliz, há outras possibilidades em ser feliz. Tem pessoas, a maioria mulheres, que entram em um relacionamento que a principio nem queriam só pra estarem em um relacionamento! "Não tem outro vai esse mesmo!". Preferem estar em um relacionamento que não queriam estar só pra ter alguém, como se fosse uma necessidade vital, sem isso, morre. E nos julgam por querer, estarmos solteiras?! Eu prefiro ficar solteira para sempre do que estar em uma relação que não queria estar. Cadê o amor próprio? 

Pior de tudo é que quando todos os seus amigos estão em um relacionamento e você não, você fica meio que excluído. Não te chamam para sair por que só vão os casais e você está solteira. Mas gente? Os namorados/namoradas também não são seus amigos? O que tem de mais você passar um tempinho com eles num barzinho, na balada e jogar conversa fora? Ate parece que eles vão fazer uma mega suruba e você não pode se juntar a eles por que não tem parceiro! Você não precisa ficar lá o tempo todo, a unica coisa que você quer é companhia pra sair, mesmo que por pouco tempo, você pode ir embora a hora que quiser, ou encontrar alguém conhecido no mesmo lugar, ou até mesmo conhecer alguém interessante por lá.

E por último mas não o menos importante, há aqueles que te olham como se perguntassem: "Qual o problema dela?".  E eu digo que o problema está na pessoa que se faz essa pergunta! Mais uma vez colocam a culpa de estarmos solteiras em nós mesmas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você passou pelo mesmo dilema? Me conta!!